sábado, 12 de junho de 2010

Bolo de Noiva da sofia

No nordeste do Brasil havia uma tradição que, penso, desapareceu. As receitas do Bolo de Noiva eram mantidas em segredo pelas famílias. O Bolo de Noiva é o ponto alto num casamento e não há ninguém que o não queira provar. Costumava-se congelar uma ou mais fatias para que no primeiro aniversário de casamento pudessem comer do bolo daquele dia. Havia que ter cuidado com os ingredientes para que mantivesse o sabor e a textura de quando foi feito. Há três ingredientes imprescindíveis no Bolo de Noiva brasileiro: vinho do Porto para o conservar, fruta para trazer alegria e chocolate para manter a paixão. Pelo paladar ficava-se a saber se tinha havido o cuidado de o transformar num momento a não esquecer. As mães só davam a receita às filhas que, depois, fariam o mesmo, quando tivessem a suas. Como eu sou filha de uma portuguesa, não tinha essa herança. Então, a mãe de um namoradinho de infância achou por bem dar-me a receita que tinha e que já tinha dado à sua filha. De posse da receita de D. Lurdinha Bravo, fiz algumas pequenas afinações e aqui vos deixo o meu Bolo de Noiva.




Bolo de Noiva da sofia


Ingredientes:


Manteiga - 250 gr.
Açúcar - 2 xícaras (5 dl.)
Gemas - 4
Leite - 1 xícara (2,5 dl.)
Vinho do Porto - ½ xícara (1,25 dl.)
Farinha de trigo - 3 xícaras (7,5 dl.)
Fermento para bolos - 1 colher de sopa
Nesquik - ½ xícara (1,25 dl.)
Fruta cristalizada - 125 gr.
Ameixa seca - 125 gr.
Uvas passas - 125 gr.
Claras bem batidas - 4
Sal - uma pitada


Modo de fazer:


Numa bacia bater a manteiga com o açúcar até ficar esbranquiçado. Juntar as gemas, o leite, o Vinho do Porto, a farinha misturada com o fermento e o nesquik, peneirados. À parte, picar bem pequeninas as frutas cristalizadas e as ameixas secas, juntar as uvas e envolver todas as frutas com um pouquinho de farinha de trigo.
Depois da massa bem misturada, juntar as claras batidas com a pitada de sal, envolvendo, delicadamente.
Numa forma untada com manteiga e polvilhada de farinha, derramar a massa e colocar, delicadamente as frutas envolvidas em farinha.
Levar ao forno médio. Verificar se está assado com um palito. Desenformar em morno.
*

Sem comentários:

Enviar um comentário